Política

Datafolha: no Rio, Castro tem 44% dos votos válidos, contra 31% de Freixo

Na rodada anterior, de 22 de setembro, o governador tinha 45%, contra 33% do deputado federal

Cláudio Castro e Marcelo Freixo: Fotos: Divulgação/Governo do Rio e Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 29 mostra que o governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), lidera a disputa com 44% dos votos válidos. Em segundo está Marcelo Freixo (PSB), com 31%.

Na rodada anterior, de 22 de setembro, Castro tinha 45% dos votos válidos, enquanto Freixo anotava 33%. No total de votos, na pesquisa atual, o governador tem 36%, ante 26% do deputado federal.

Pela contagem de votos válidos, que exclui votos em branco ou nulos e eleitores indecisos, aparecem na sequência: Rodrigo Neves (PDT), com 11%; Paulo Ganime (Novo), com 4%; Cyro Garcia (PSTU), com 3%; Wilson Witzel (PMB), com 2%; Eduardo Serra (PCB), com 2%; Juliete Pantoja (UP), com 1%; e Luiz Eugênio (PCO), com 1%.

Em uma projeção de segundo turno, Castro tem 46%, contra 38% de Freixo. Os índices são os mesmos do último levantamento.

O Datafolha ouviu 1.500 pessoas entre 27 e 29 de setembro, em 44 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RJ-03260/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo