Justiça

André Mendonça rejeita ações contra Nikolas Ferreira por transfobia na Câmara

O ministro do STF mencionou parecer da PGR e exaltou ‘a atuação livre dos parlamentares na defesa de suas opiniões, sem constrangimentos’

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira. Foto: Reprodução/TV Câmara
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça rejeitou, nesta segunda-feira 15, dar sequência a cinco ações apresentadas contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia durante um pronunciamento na Câmara em 8 de março de 2023.

No Dia Internacional das Mulheres, o bolsonarista usou a tribuna da Casa para debochar de mulheres trans. Ele vestiu uma peruca loira, disse se chamar Nicole e afirmou que, por isso, teria “lugar de fala”. Nikolas chegou a dizer que pessoas trans representam um “perigo”.

Mendonça, relator das ações, sustentou, porém, que a Procuradoria-Geral da República não vislumbrou crime e, portanto, não ofereceria uma denúncia.

Além disso, segundo o ministro, “a atuação livre dos parlamentares na defesa de suas opiniões, sem constrangimentos ou receios de tolhimentos de quaisquer espécies, é condição fundamental para o pleno exercício de suas funções”.

“A atividade parlamentar engloba o debate, a discussão, o esforço de demonstrar, por vezes de forma contundente e mediante diferentes instrumentos retóricos, as supostas incongruências, falhas e erros de adversários e de discursos político-ideológicos contrários”, escreveu.

O relator argumentou, por fim, que caberia à Câmara a análise de uma eventual quebra do decoro e da consequente punição política.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo