Política

Alckmin como vice de Lula e federação com PSB não são unanimidades entre petistas

Antes do acordo ser selado, o partido precisará enfrentar alguns obstáculos de parte de seus integrantes e da militância

O ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A formação de uma federação com outros partidos e ter o ex-governador Geraldo Alckmin como vice do ex-presidente Lula não são unanimidades no PT. Antes do acordo ser selado, o partido precisará enfrentar alguns obstáculos de parte de seus integrantes e da militância.

Um dos expoentes da resistência é o ex-presidente da sigla Rui Falcão. Para o deputado, o melhor para o partido seria uma coligação majoritária sem a necessidade formal de uma federação.

“Há lideranças de partidos que não querem se federar, mas vão apoiar o Lula”, diz em conversa com CartaCapital nesta quinta-feira 10. “O [senador] Renan Calheiros e o [governador] Renan Filho, do MDB, e o [senador] Omar Aziz, do PSD, vão fazer palanque para o Lula”.

As negociações para a federação – que inclui PT, PSB, PC do B e PV – têm esbarrado na divergência sobre quem será o cabeça da chapa na disputa pelo governo de São Paulo na distribuição dos postos de comando do agrupamento.

Na quarta-feira 9, Lula reforçou o desejo do PT de lançar o ex-prefeito Fernando Haddad ao governo de São Paulo. No mesmo dia, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, manifestou o desejo de ter Márcio França como o candidato.

Falcão também critica a escolha por Alckmin, que deve ser oficializada após o encontro nacional do PT. A tendência é que o ex-tucano se filie ao PSB, mas o Partido Verde deixou as portas abertas para que o ex-governador se torne o embaixador do meio ambiente do governo.

“Supõe-se que ele não vai levar o Ricardo Salles [que foi secretário de Alckmin] junto”, ironizou Falcão.

Apesar dos obstáculos, a maioria do PT defende o ex-governador como vice. “O Lula colheu muito bem essa ideia de ter o Alckmin”, afirmou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) em entrevista ao Direto da Redação, boletim diário de notícias no canal de CartaCapital no Youtube.?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen>

Para o parlamentar, não há margem de comparação entre Alckmin  e o ex-vice-presidente Michel Temer (MDB), tratado pelos simpatizantes do partido como um dos responsáveis diretos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Assista a entrevista:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo