Política

AGU entra em ação para remover post de deputado bolsonarista com montagem de Lula

Na imagem falsa, o presidente é retratado como um soldado do Hamas e aparece com uma suástica no rosto

Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados e Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União enviou nesta quinta-feira 22 ao X uma notificação extrajudicial pela remoção de um post do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) com uma montagem a caracterizar o presidente Lula (PT) como um soldado do Hamas. Na foto falsa, o petista aparece com uma suástica no rosto e em uma braçadeira.

Segundo a AGU, a publicação do bolsonarista representa difamação e tem indícios de calúnia. “A publicação feita pelo usuário ora denunciado é manifestamente criminosa, consistindo em discurso odioso e que, portanto, não pode permanecer sendo veiculado na plataforma, sendo imperiosa a sua remoção”, sustenta o braço jurídico do governo.

A notificação ao X partiu da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, uma unidade da AGU, após um pedido de providências da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A Advocacia-Geral argumenta que, além da exclusão da postagem, o objetivo é “conferir ciência inequívoca” à plataforma sobre a “violação flagrante” da legislação. Busca, ainda, preservar os metadados da publicação, a exemplo de visualizações e curtidas, para eventualmente usá-los em uma ação na Justiça.

Gustavo Gayer é um nome conhecido da extrema-direita brasileira. Em novembro de 2023, entrou na mira da Procuradoria-Geral da República após proferir declarações racistas contra africanos em um podcast. Ao repudiar a ação, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi vítima de uma nova manifestação preconceituosa do parlamentar.

Ele também já foi alvo da AGU por publicações falsas sobre a tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul em setembro do ano passado. À época, acusou Lula de impedir que doações ocorressem sem a sua presença no estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo