Política

A solução proposta por Haddad para aliviar as dívidas do RJ com a União

Repasse de pagamentos da Petrobras visa diminuir a dívida do estado e faz parte de um projeto que renegocia dívidas de gestões estaduais

Haddad obteve vitórias importantes no primeiro ano – Imagem: Diogo Zacarias/MF
Apoie Siga-nos no

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quarta-feira 27, que a União deve se tornar credora das dívidas que a Petrobras tem com o Rio de Janeiro. Essa medida será parte da solução para a quitação de débitos pendentes do Rio de Janeiro com o governo federal.

Segundo Haddad, o valor recebido da Petrobras será abatido dos valores que a União tem a receber do governo do Rio. Atualmente, a dívida do estado fluminense com o governo federal é de 188 bilhões de reais.

O ministro afirmou ainda que a proposta foi combinada com o governador Cláudio Castro (PL).

“A Petrobras tem uma dívida com o Rio. Se chegarem a um termo do quanto é, essa dívida da Petrobras com o governo do Rio pode ser transferida para o governo federal”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia. “Abate-se da dívida do Rio, que deixa de pagar um juro tão elevado, e a taxa cai.”

Castro havia cogitado entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender o pagamento da dívida do estado, mas recuou após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A medida faz parte do projeto apresentado ao Congresso Nacional para reduzir a dívidas dos estados em troca de investimentos em educação ou ativos estatais cedidos à União.

Nesta terça-feira 26, Haddad se reuniu com governadores dos estados das regiões Sul e Sudeste para selar o acordo do texto a ser enviado ao parlamento.

A previsão da Fazenda é de que o projeto seja entregue ao Congresso em até 60 dias. O texto precisa do aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo