Política

A resposta de Alexandre Padilha às críticas de Lira sobre a articulação do governo

‘Diálogo’ foi o termo mais usado pelo articulador político de Lula ao tratar dos atuais desafios enfrentados pelo governo no Congresso Nacional

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou que o governo irá ampliar os esforços em torno da articulação com o Congresso Nacional. Seu desempenho, na última semana, foi alvo de duras críticas por parte de aliados e opositores, em especial, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.

Na entrevista concedida nesta sexta-feira 2 a jornalistas em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde acompanhava o presidente Lula (PT), o articulador do governo federal explicou como pretende ‘mudar o jogo’ diante das adversidades impostas pelo perfil dos parlamentares.

“Vamos sempre trabalhar para melhorar [a articulação]. O que não muda é a disposição do diálogo”, garantiu. “Esse é um governo que não cria conflito e que não cria guerras desnecessárias, como era feito pelo governo anterior [de Jair Bolsonaro]”, acrescentou.

Segundo o ministro, a meta agora é focar na formação definitiva da base política do governo federal no Congresso. Até o momento, Lula não tem integrantes suficientes na base capaz de aprovar os projetos prioritários com facilidade. As tramitações, até aqui, têm dependido de votos de deputados e senadores do Centrão e até de membros da oposição. O custo político, porém, é maior e dependem de negociações individuais, que envolvem cargos e liberação de emendas.

“[Agora é] continuar montando o governo e a base política”. Novamente Padilha insistiu que a base será formada com ‘diálogo’. “Inclusive com partidos que se declaram de oposição, mas que têm contribuído muito para as votações do governo”.

“O governo sempre ouve as críticas e as demandas que possam aparecer, sempre com muita humildade. Esse é um governo que ouve, busca trabalhar e aprimorar o que tiver que ser aprimorado”, explicou Padilha. “E é com essa postura que vamos buscar trabalhar e continuar aprovando projetos que são prioritários ao governo”, acrescentou ele.

Resposta a Lira

Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de articulação e disse que havia uma “insatisfação generalizada” dos deputados federais com o governo. “Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro”, disse Lira.

Padilha, por sua vez, tornou a evocar o termo ‘diálogo’ ao responder ao recado de Lira ao governo.

“Sempre digo que aqui não tem marinheiro de primeira viagem. Mar tranquilo não faz bom marinheiro. Nós sempre ouvimos todos os posicionamentos dos presidentes das duas Casas e dos parlamentares com muita humildade, e o governo precisa sempre dialogar, ouvir os líderes da base e da oposição”, disse Padilha sobre a avaliação de Lira.

(Com informações de Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo