Justiça

Cármen Lúcia exige que PGR detalhe respostas a pedidos de investigação contra Bolsonaro

Ao cobrar os esclarecimentos, a ministra do STF afirmou que os atos da PGR devem ser supervisionados

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: PAULO LOPES/AFP
Apoie Siga-nos no

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira 26 o prazo de 15 dias para a Procuradoria-Geral da República informar quais medidas adotou no âmbito de pedidos de investigação do presidente Jair Bolsonaro pelas ameaças golpistas de 7 de Setembro.

Em 8 de setembro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou uma notícia-crime no STF contra Bolsonaro, por “sua grave ameaça ao livre funcionamento do Judiciário e pelo uso de recursos públicos para financiar os atos antidemocráticos, na forma da (ainda vigente) Lei de Segurança Nacional.”

Randolfe também cobrou uma investigação sobre eventual financiamento dos atos e sobre a utilização indevida “da máquina pública, do dinheiro público, e de helicópteros.”

Durante discurso em São Paulo no Dia da Independência, Bolsonaro ofendeu diretamente o ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”, e disse que o presidente da Corte, Luiz Fux, deveria “enquadrá-lo”, sob pena de o Judiciário “sofrer aquilo que nós não queremos”. Também estimulou a desobediência civil a decisões do STF.

Ao pedir esclarecimentos à PGR, Cármen Lúcia afirmou que os atos do órgão podem ser supervisionados.

“Não seria imaginável supor possível, no Estado democrático de direito, um agente acima e fora de qualquer supervisão ou controle, podendo se conduzir sem sequer ser de conhecimento de órgãos de jurisdição o que se passa ou se passou em termos de investigação penal de uma pessoa”, escreveu. Ela reforçou que “a autoridade policial ou o membro do Ministério Público não podem deferir diligências sem a audiência e decisão do ministro relator que atua pelo Supremo Tribunal”.

“É essa autoridade judicial que defere ou não o requerimento de inquérito, determina a continuidade da investigação, os prazos para as medidas a serem adotadas”, prosseguiu a ministra. Ela também reforçou que o STF tem competência para fiscalizar os atos do MP em casos que envolvem autoridades com foro privilegiado.

Segundo a magistrada, eventuais apurações preliminares deverão ocorrer no âmbito dos processos de sua relatoria, não em procedimento interno na Procuradoria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo