Arthur Chioro

Ex-ministro da Saúde

Opinião

assine e leia

Saúde é democracia

O movimento que articula a nova direita em âmbito internacional coloca em risco não só o Estado Democrático de Direito, mas os sistemas universais de saúde

SUS. Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Entre 1988 e 2016, o SUS foi construído como a resultante de um contrato social que atravessou governos. Ergueu-se como política de Estado para prestar ações e serviços com base em responsabilidades compartilhadas entre entes federativos e teve a participação social – por meio de conferências e conselhos de saúde nas três esferas de governo – como um elemento constitutivo.

Sua expansão possibilitou progressos fundamentais em direção à garantia de acesso universal. Vários estudos apontam sua eficácia para reduzir desigualdades sociais e melhorar os resultados de saúde, incluindo a diminuição de mortalidade infantil, hospitalizações evitáveis e mortalidade evitável.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s