Elnara Negri

Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e pneumologista do Núcleo Avançado de Tórax do Hospital Sírio-Libanês

Opinião

assine e leia

Mistério desvendado

Um novo estudo, publicado na revista Nature, identifica as células do tronco cerebral responsáveis pelas respostas autoimunes do nosso corpo

Apoie Siga-nos no

Desde os primórdios das civilizações, observações cotidianas tanto da ciência quanto da sabedoria popular especulavam que estados mentais diversos poderiam ter impacto em nossa saúde física e em nosso poder de reagir a diversas doenças. Muitas teorias foram desenvolvidas tentando, sem sucesso, explicar o poder da mente na manutenção ou na destruição da integridade física.

Um artigo publicado na revista ­Nature de maio começa a desvendar esse mistério. Os autores estudaram a interação do cérebro com o sistema imunológico e identificaram células no tronco cerebral que atuam como reguladores da resposta inflamatória. O artigo demonstra, pela primeira vez, que o cérebro rege o equilíbrio fino da resposta inflamatória. Essa descoberta deve dar novos rumos às pesquisas para tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s