Jaques Wagner

[email protected]

Senador (PT-BA). Foi governador da Bahia (2007-2015) e ministro do Trabalho (2003-2004), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).

Opinião

assine e leia

O planeta pede socorro

O desastre causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul é mais um sinal de alerta: precisamos priorizar o combate às mudanças climáticas

Rio Grande do Sul vai passar pela maior reconstrução da história do país. Foto: Lauro Alves/GOVRS, Corpo de Bombeiros/GOVRJ, Carlos Fabal/AFP e SEDAC/GOVRS
Apoie Siga-nos no

A tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul precisa ser interpretada por todos nós como um novo e urgente grito de socorro do planeta diante do agravamento da crise climática. Fica evidente, a cada episódio, que a janela de ação para enfrentarmos este cenário está se fechando em velocidade cada vez maior. Se não agirmos rapidamente, a tendência é de que o mundo testemunhe, em proporções cada vez mais graves, o que estamos acompanhando no Sul do nosso país.

Vale lembrar que, há apenas oito meses, o povo gaúcho já havia sofrido com a chegada de um ciclone extratropical que provocou mortes e deixou mais de 150 mil desabrigados. Não são fatos isolados, muito pelo contrário. Em anos recentes, episódios semelhantes acontecerem na Bahia, em Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro, intercalados com a ocorrência inversa, ou seja, de seca em intensidade inédita em áreas historicamente úmidas, como a Amazônia. Essas catástrofes climáticas acendem o alerta: a humanidade encontra-se numa encruzilhada.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s