Eduardo Barbabela

Doutor e Mestre em Ciência Política pelo IESP UERJ. Atualmente é pesquisador do Manchetômetro (LEMEP IESP-UERJ) e do INCT/IDDC. Realiza pesquisas nos campos de representação política, comunicação política, teoria democrática, liberdade de expressão e comportamento político.

Opinião

Lula no Flow: as 24 horas depois

A equipe de Redes do Observatório das Eleições reuniu dados do Facebook e do Instagram após o programa

O ex-presidente Lula (PT) durante entrevista ao Flow. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Na terça-feira 18, à noite, mais de um milhão de pessoas estavam assistindo, simultaneamente, à entrevista do ex-presidente Lula (PT) no Podcast Flow. O programa bateu recorde de audiência e superou Jair Bolsonaro, que participou em agosto – às 20h40, a transmissão tinha 1.093.402 pessoas assistindo simultaneamente; a entrevista de Bolsonaro atingiu em torno de 558 mil pessoas.

A equipe de Redes do Observatório das Eleições fez o monitoramento das últimas 24 horas após o programa, que ocorreu às 19h30 do dia 18, e neste artigo, analiso os dados do Facebook e do Instagram nesse período para entendermos como foi a cobertura nas redes e também o alcance de um programa como o Podcast Flow. Para essa análise, utilizamos o mecanismo de busca do Crowdtangle, com a palavra-chave “Lula no Flow”, analisando o período compreendido entre as 19 horas do dia 18 de outubro e as 19 horas do dia 19 de outubro de 2022. Foram encontradas 729 publicações de páginas no Facebook e 213 posts no Instagram.

Analisarei aqui os Top 10 de cada um dos sites de rede social – páginas e posts com maior número de interações de cada um dos sites de rede social; interação é o conjunto que representa a soma de reações, comentários e compartilhamentos. A proposta é testar se houve ou não a cobertura da participação do petista no Flow apenas do campo lulista ou se o campo bolsonarista também ajudou a viralizar o Podcast, que bateu recorde de audiência.

A movimentação no Facebook

No Facebook, notamos que as páginas que conseguiram maior interação foram, em sua maioria, de apoiadores do ex-presidente Lula, enquanto temos duas páginas contrárias ao ex-presidente, duas de notícias e uma de humor. As duas páginas anti-Lula não são páginas de apoiadores de Bolsonaro. Por sua vez, dentro do campo lulista temos perfis importantes como o Desmascarando e o perfil do petista Marco Maia, que é uma das maiores páginas de petistas no Facebook.

Quando analisamos os posts com maior número de interações, há uma pequena diferença, mas observamos que o grupo lulista se mantém à frente. Encontramos quatro perfis lulistas, dois perfis anti-lulistas, dois de notícias, um de humor e um de análise de discurso sem posição definida. Novamente, o perfil Desmascarando lidera com o maior número de interações. Importante observar que não há nenhum perfil grande de bolsonaristas de fato compartilhando a entrevista ou comentando sobre ela.

Top 10 páginas com maior número de interações com publicações sobre Lula no Flow

Fonte: Formulado pela Editoria de Redes – Observatório das Eleições (18/10) com dados do Crowdtangle

Top 10 publicações sobre Lula no Flow

Fonte: Formulado pela Editoria de Redes – Observatório das Eleições (18/10) com dados do Crowdtangle

A movimentação no Instagram

No Instagram, a distância se torna ainda maior. O campo lulista continua dominando os dois rankings com seis páginas, contra duas páginas anti-Lula, uma de humor e uma de notícias. A página da Mídia Ninja, lidera os dois rankings, enquanto as páginas que criticam Lula não são de nenhum dos principais personagens do bolsonarismo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista a canal no YouTube. Foto: Reprodução

Top 10 – páginas com maior número de interações com posts sobre Lula no Flow no Instagram

Fonte: Formulado pela Editoria de Redes – Observatório das Eleições (18/10) com dados do Crowdtangle

Top 10 publicações com maior número de interações sobre Lula no Flow no Instagram

Fonte: Formulado pela Editoria de Redes – Observatório das Eleições (18/10) Formulação própria com dados do Crowdtangle

A partir desse monitoramento breve e quase instantâneo, conseguimos perceber duas movimentações importantes que podem ter repercussão no jogo político. A primeira delas é que o campo lulista mo atuou de forma a tentar amplificar e viralizar a entrevista de Lula ao Podcast Flow – e o recorde de audiência demonstra que o movimento obteve sucesso para atrair a atenção do público.

A segunda movimentação importante é uma tendência que vimos observando há bastante tempo: os principais perfis do bolsonarismo, como os de Carla Zambelli, Flávio Bolsonaro e mesmo da Jovem Pan não deram espaço para a entrevista, o que demonstra a tática de tentar invisibilizar a participação do adversário.

Ou seja, os bolsonaristas não repercutem, mesmo para fazer críticas negativas, qualquer ação de destaque do campo lulista; ao contrário do que fazem os apoiadores do ex-presidente Lula.

*Esse artigo foi elaborado no âmbito do projeto Observatório das Eleições 2022, uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras. Para mais informações, ver: www.observatoriodaseleicoes.com.br.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo