Arthur Chioro

Ex-ministro da Saúde

Opinião

assine e leia

A Geni da saúde

Basta as eleições se aproximarem para o setor privado e seus candidatos jogarem a culpa da crise da saúde na Tabela SUS. Mas esta é uma falsa vilã

O Sistema Único de Saúde foi fragilizado pelo Teto de Gastos. Foto: Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

A cada eleição, entra em debate a Tabela SUS. Dirigentes do setor privado e seus candidatos bradam que sua defasagem é a principal causa das mazelas da saúde. De fato, milhões de brasileiros padecem em filas de espera para consultas, exames e cirurgias. Mas será que a vilã é mesmo a Tabela SUS?

A primeira coisa a ser dita é que a tabela deixou de ter a importância que lhe é atribuída. Ao longo dos governos Lula e Dilma, alguns procedimentos relevantes foram, de forma estratégica, atualizados na tabela. Mas, de 2016 para cá, continuam praticamente congelados.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo