Mundo

Quatro corpos com ‘sinais de tortura’ encontrados em localidade recuperada pela Ucrânia

Moradores teriam notificado “as forças de segurança e apontaram que soldados russos mataram seus concidadãos”

Créditos: Anatolii Stepanov / AFP
Apoie Siga-nos no

Quatro corpos de civis foram encontrados com “vestígios de tortura” na cidade de Zaliznychne, recentemente reconquistada pela Ucrânia, informou a Promotoria nesta segunda-feira (12).

“Três deles foram enterrados perto de casas particulares, o outro foi enterrado no terreno de uma empresa de asfalto em frente à estação ferroviária”.

Os corpos foram encontrados no domingo “e tinham vestígios de tortura”, disse no Facebook.

“De acordo com a versão preliminar da investigação, as vítimas foram mortas pelos militares russos durante a ocupação da cidade”, acrescentou a Promotoria.

A entidade indica que foram os moradores que notificaram “as forças de segurança e apontaram que soldados russos mataram seus concidadãos”.

A ONG Anistia Internacional pediu às autoridades ucranianas que “deem prioridade à compilação de provas” de supostos crimes de guerra nos territórios recentemente retomados das forças russas.

“A compilação dessas provas requer muitos recursos, portanto, pedimos à comunidade internaiconal que forneça recursos que apoiem os esforços da Ucrânia”, disse a organização em um comunicado.

Nos últimos dias, a Ucrânia anunciou progressos significativos na região de Kharkiv, que faz fronteira com a Rússia.

As forças russas foram acusadas de atrocidades, inclusive nos arredores de Kiev, como em Bucha, de onde se retiraram no final de março. Moscou nega qualquer crime e garante que são falsificações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo