Mundo

assine e leia

O mago da mentira

Steve Bannon volta à cena para impulsionar a campanha presidencial de Donald Trump

Rasputin. Bannon continua a moldar o pensamento da base trumpista – Imagem: Gage Skidmore
Apoie Siga-nos no

Com um paletó verde-oliva e camisa preta, Steve ­Bannon arrombou a porta de um assunto que a maioria dos outros oradores tinha rodeado cautelosamente. “Mídia, eu quero que vocês se f*dam sobre isso, quero que a ­Casa Branca se f*da sobre isso: vocês perderam em 2020!”, rugiu. “Donald Trump é o legítimo presidente dos Estados Unidos.” Um arrepio transgressor percorreu a multidão na Conferência de Ação Política Conservadora no National Harbor em Maryland. “Trump venceu”, latiu ­Bannon, dedo em riste. “Trump venceu”, repetiu, punho fechado. “Trump venceu”, proclamou mais uma vez. Seu público, como que hipnotizado, entoou em uníssono a mentira descarada.

Foi um lembrete áspero de que ­Bannon, arquiteto do trumpismo comparado a Thomas Cromwell, Rasputin e Joseph Goebbels, ainda é uma força poderosa na política norte-americana na reta final para a eleição presidencial, e a reeleição de Donald Trump parece uma clara possibilidade. O ex-estrategista principal da Casa Branca pode não estar mais em contato diário com Trump, mas isso pouco importa: ele é uma fonte vital para o ecossistema da extrema-direita que molda e anima a base do “Faça a América ­Grande de Novo” (“Maga”, na sigla em inglês).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo