Mundo

assine e leia

O dia da caça

Mais um herói da luta contra o apartheid é envolvido em escândalo de corrupção na África do Sul

Fortuna. Ramaphosa tem um patrimônio estimado em 700 milhões de dólares. O montante roubado de uma de suas fazendas levantou a suspeita de lavagem de dinheiro e financiamento ilegal do CNA, o partido governista - Imagem: Phala Phala Farms, Presidência da Africa do Sul e iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Foi uma semana movimentada para Cyril Ramaphosa, o afável presidente da África do Sul. Ele convocou seus 60 milhões de compatriotas a lembrar o legado de Nelson Mandela, falou em um fórum de investimentos realizado no “quilômetro quadrado mais rico da África” e prestou generosas homenagens a um alto funcionário do Congresso Nacional Africano, o partido no governo. Nada disso terá estressado o político veterano, prisioneiro do regime do apartheid da África do Sul e considerado o herdeiro de Mandela. Mas uma pequena notícia poderia: Ramaphosa foi ameaçado com uma intimação por um órgão de defensoria pública que investiga um escândalo que poderá representar séria ameaça à sua presidência.

“Ele foi empurrado para um canto. Esta é uma granada lançada em sua carreira política”, disse Ralph Mathekga, analista político e autor sul-africano. Os detalhes surpreendentes do que a mídia local chamou de Farmgate vazaram ao longo de meses e envolvem o presidente em uma trama que poderia ser tirada diretamente de uma das emocionantes séries policiais de tevê muito populares no país.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo