Mundo

Liz Truss se diz ‘devastada’ pela morte de Elizabeth II e pede ‘lealdade’ ao Rei Charles

‘A Rainha Elizabeth II nos ofereceu a estabilidade e a força de que nós precisávamos’, declarou a nova primeira-ministra britânica

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, classificou como “um grande choque para a nação e para o mundo” a morte, aos 96 anos, da Rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira 8.

“Estamos todos devastados pelas notícias que acabamos de receber”, afirmou Truss em um pronunciamento convocado minutos depois de a Família Real confirmar a morte da monarca. “A Rainha era uma rocha na qual o Reino Unido moderno foi construído. Nosso país cresceu e floresceu sob seu reinado. A Grã-Bretanha é este grande país graças a ela.”

Segundo Truss, o Reino Unido é, agora, “uma moderna, próspera e dinâmica nação”.

“A Rainha Elizabeth II nos ofereceu a estabilidade e a força de que nós precisávamos. Ela era o próprio espírito da Grã-Bretanha, e esse espírito persistirá.”

Liz Truss declarou nesta quinta que, agora, “a coroa é transmitida ao nosso novo monarca e novo chefe de Estado, Sua Majestade o Rei Charles III”.

“Temos de nos unir como um povo a fim de dar apoio a ele e ajudá-lo a suportar a grande responsabilidade que agora carrega por todos nós. Oferecemos a ele nossa lealdade e nossa devoção.”

O Rei Charles III, por sua vez, qualificou a morte de sua mãe como um “momento de grande tristeza” que será sentido “em todo o mundo”.

“Choramos profundamente a perda de uma soberana e uma mãe muito querida. Sei que sua perda será sentida profundamente em todo o país, os reinos e a Commonwealth [Comunidade Britânica], assim como por inúmeras pessoas em todo o mundo”, disse o Rei, de 73 anos, em um comunicado.

Elizabeth II se tornou Rainha em 1952. Em junho deste ano, foi homenageada em mais de 200 mil eventos espalhados pelo Reino Unido em celebração por seus 70 anos de reinado. Ela entra na história como aquela que por mais tempo reinou entre os britânicos – em 2015, superou os 63 anos e cinco meses da Rainha Vitória (1837-1901).

Em fevereiro de 1952, ela subiu ao torno quando estava em viagem oficial no Quênia, após a morte de seu pai, rei George VI. A coroação, no entanto, ocorreu apenas 2 de junho de 1953 – à época, Elizabeth tinha 25 anos.

Na quarta-feira 7, Elizabeth empossou na Escócia Liz Truss. Também se reuniu com o ex-premiê Boris Johnson. A posse de Truss ocorreu em Balmoral devido às condições médicas da Rainha, que não poderia voltar a Londres para seguir a tradição.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo