Mundo
Justiça da Argentina admite ação contra decreto de Milei que desregula a economia
Processo vai analisar se novas regras violam a Constituição


A Justiça do Foro Contencioso e Administrativo da Argentina admitiu uma ação que contesta o decreto do presidente Javier Milei que estabeleceu medidas ultraliberais na economia, como a revogação da lei do aluguel e a retirada de proteções aos trabalhadores.
A abertura do processo foi uma decisão do juiz federal Esteban Furnari, após o governo ter convocado o Congresso para debater o pacote econômico. A contestação foi apresentada pelo economista Claudio Lozano, ex-deputado de Buenos Aires e presidente do partido de esquerda Unidad Popular.
As informações foram publicadas pelos jornais La Nación e Página 12.
De acordo com os veículos, o processo foi aceito no modo coletivo, o que impede que outras ações sejam admitidas no mesmo sentido. Caso a tese da contestação seja acatada, o decreto de desregulação da economia será considerado inconstitucional e pode sofrer impugnação.
Segundo a ação, o decreto viola a divisão dos poderes, princípios democráticos e o bicameralismo, porque se vale de uma condição emergencial para estabelecer um novo rumo da economia de forma permanente.
Milei anunciou o pacote econômico de desregulação da economia por meio de um Decreto de Necessidade e Urgência, ferramenta prevista na Constituição somente para circunstâncias excepcionais.
Para ter vigência definitiva, o Congresso da Argentina precisa aprovar as novas regras do “megadecreto”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Milei ironiza protestos e dobra aposta após megadecreto: ‘Aviso que vem mais’
Por CartaCapital
Milei anuncia decreto de desregulação da economia e abre caminho para privatizações
Por CartaCapital