Mundo
Israel acusa África do Sul de explorar Corte Internacional de Justiça
País acusou a África do Sul de ser um ‘representante do Hamas’
Israel acusou, nesta quinta-feira 7, a África do Sul de explorar “cinicamente” a Corte Internacional de Justiça (CIJ), depois que Pretória apresentou um novo recurso ao tribunal para pedir medidas cautelares pela situação humanitária derivada da guerra em Gaza.
A África do Sul pediu na quarta-feira à mais alta corte da ONU que tome medidas pelo que descreveu como uma “inanição generalizada” resultante da ofensiva israelense iniciada há cinco meses em Gaza, em resposta ao ataque do movimento palestino Hamas em Israel em 7 de outubro.
Israel acusou a África do Sul de ser um “representante do Hamas” e pediu ao tribunal sediado em Haia que rejeite o pedido de Pretória.
“A África do Sul segue atuando como o braço legal do Hamas em uma tentativa de minar o direito inerente de Israel de se defender, defender seus cidadãos, e libertar todos os reféns”, declarou em um comunicado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lior Haiat.
O país africano já havia acionado a CIJ antes alegando que a ofensiva em Gaza violava a Convenção sobre Genocídio da ONU, e depois para tentar evitar que Israel lançasse uma operação militar em Rafah, onde estão centenas de milhares de refugiados palestinos.
No recurso apresentado na quarta-feira, a África do Sul argumentou que sua solicitação poderia ser “a última oportunidade deste tribunal para salvar o povo palestino em Gaza que já está morrendo de fome e que agora está ‘a um passo’ da inanição”, citando o Escritório da ONU de Coordenação de Assuntos Humanitários.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Negociações para trégua em Gaza ‘não estão arruinadas’, diz embaixador dos EUA em Israel
Por AFP
Lula diz que Israel transformou direito de defesa em ‘vingança’ e cobra Conselho de Segurança da ONU
Por Wendal Carmo


