Mundo
Hamas relata quatro mortes após corte de oxigênio em hospital de Gaza atacado por Israel
Após o cerco israelense, as vidas de outros seis pacientes na unidade de terapia intensiva estão em perigo, assim como as vidas de três crianças na creche do estabelecimento


O Ministério da Saúde do Hamas anunciou nesta sexta-feira que quatro pacientes morreram após os cortes de energia elétrica que interromperam a distribuição de oxigênio medicinal em um hospital de Gaza, depois que as forças israelenses assumiram o controle do local.
“Os geradores do complexo de saúde pararam e a energia elétrica foi cortada no hospital Nasser de Khan Yunis”, no sul do território palestino, afirma um comunicado.
Segundo o ministério, as vidas de outros seis pacientes na unidade de terapia intensiva estão em perigo, assim como as vidas de três crianças na creche do estabelecimento.
O movimento islamista afirmou que considera “as forças israelenses responsáveis pelas vidas dos pacientes e das equipes médicas”.
Centenas de pessoas, incluindo pacientes, profissionais da saúde e civis, permaneciam no interior do centro médico, informou o ministério na quinta-feira.
O Exército israelense iniciou na quinta-feira uma “operação seletiva e limitada” no hospital, depois de anunciar que recebeu “informações confiáveis” de que o Hamas manteve reféns no local e que “poderia haver corpos” de pessoas sequestradas no estabelecimento.
Milhares de civis que fugiram da guerra encontraram refúgio no hospital Nasser nas últimas semanas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Israel realiza novo ataque contra hospital de Gaza
Por CartaCapital
No Egito, Lula critica Israel por estar ‘matando mulheres e crianças’
Por André Lucena
Entenda o que está em jogo na viagem de Lula à Etiópia
Por Wendal Carmo
Hezbollah promete vingar morte de pelo menos 10 vítimas em ataque de Israel no Líbano
Por RFI