Mundo

Governo ucraniano anuncia combates violentos em quase toda região de Kherson

Enquanto a Ucrânia ataca no sul, pelo menos cinco pessoas morreram e sete ficaram feridas em bombardeios russos no nordeste do país

Rastros da guerra na Ucrânia. Foto: Dimitar DILKOFF / AFP
Apoie Siga-nos no

Combates violentos entre as forças ucranianas e o exército russo eram registrados em quase toda a região ocupada de Kherson, sul da Ucrânia, onde as tropas de Kiev iniciaram uma contraofensiva, informou nesta terça-feira (30) a presidência ucraniana.

“Durante todo o dia (segunda-feira) e toda a noite foram registradas explosões potentes na região de Kherson. Combates intensos acontecem em quase todo o território da região”, afirmou a presidência em um comunicado divulgado na manhã de terça-feira.

“As Forças Armadas ucranianas iniciaram ações ofensivas em várias direções”, acrescenta a nota, que cita a destruição de alguns “depósitos de munições e de todas as grandes pontes” que permitiam aos veículos atravessar o rio Dniepr.

As autoridades ucranianas anunciaram na segunda-feira o início de uma contraofensiva nesta região do sul do país, ocupada pela Rússia desde o início do conflito em fevereiro, para retomar o controle da cidade de Kherson, que tinha 2 80.000 habitantes antes da guerra.

A região, essencial para a agricultura ucraniana, também é estratégica porque faz fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em março de 2014 e usada como base para a invasão.

A Rússia, no entanto, afirmou na segunda-feira que frustrou as ofensivas ucranianas nas regiões de Kherson e Mykolaiv.

Não foi possível verificar as afirmações russas e ucranianas com fontes independentes.

Cinco mortos na cidade ucraniana de Kharkiv

Pelo menos cinco pessoas morreram e sete ficaram feridas nesta terça-feira em bombardeios russos contra o centro de Kharkiv (nordeste), a segunda maior cidade da Ucrânia, afirmaram o governador regional e o prefeito.

“Os ocupantes russos bombardearam os bairros do centro de Kharkiv. Há danos”, afirmou o governador da região, Oleg Synegubov, no Telegram. Ele fez um apelo para que os moradores procurem proteção.

O prefeito Kharkiv, Igor Terekhov, anunciou o balanço de cinco mortos e sete feridos.

Kharkiv, que tem tinha quase 1,4 milhão de habitantes antes da guerra, é bombardeada com frequência pelas tropas russas, que, no entanto, não conseguiram tomar o controle da cidade.

Desde o início da guerra, centenas de civis morreram na região de Kharkiv, próxima da fronteira com a Rússia, de acordo com as autoridades locais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo