Mundo

França realiza mais de um milhão de testes e confirma 100 mil novos casos por dia de Covid-19

O país registra novos recordes devido à rápida propagação da variante ômicron em pleno Natal

Foto: STEPHANE DE SAKUTIN/AFP
Apoie Siga-nos no

Antes de renunciar às reuniões de família nas festas de fim de ano, os franceses preferiram se testar. A recomendação foi dada pelo próprio presidente francês, Emmanuel Macron, que pediu que a população redobrasse os cuidados antes de antes de se encontrar com parentes e amigos no Natal e Ano Novo.

Durante toda a quinta-feira (23), foram mais de um milhão de testes, indicou Gilles Bonnefond, presidente de um sindicato de farmacêuticos na França. Os números da véspera de Natal ainda não foram divulgados, mas também devem bater recorde, preveem as mídias do país.

Durante toda a semana, os centros de análise e farmácia registraram superlotação para a realização de testes de antígeno e PCR. Em muitas cidades, os autotestes se esgotaram. Em Paris, os diagnósticos de PCR tiveram de ser interrompidos em diversos momentos na quinta e sexta-feira (24) devido à grande demanda.

100 mil novos casos

Outro recorde diz respeito à quantidade de novos casos de Covid-19 na França. Mais de 94 mil pessoas testaram positivo à doença na sexta-feira, véspera da Natal. O número chegou a 104.611 casos neste sábado 25. Esse grande número de infectados não era registrado no país desde março de 2020, início da pandemia.

Segundo o ministro francês da Saúde, Olivier Verán, as estatísticas devem continuar subindo nos próximos dias, devido à rápida propagação da variante ômicron.

Por isso, o presidente Emmanuel Macron, realizará um conselho de defesa sanitário na manhã de segunda-feira (27) para adaptar as medidas à nova linhagem, que deve se tornar majoritária nos próximos dias. No mesmo dia os ministros franceses também se reunirão em caráter de urgência para aprovar o projeto de lei que transforma o passaporte sanitário em passaporte vacinal.

Enquanto isso, os serviços hospitalares continuam pressionados pela quinta onda da Covid-19. Em 24 horas, foram 316 entradas nas UTIs francesas que contabilizam atualmente 3.254 pacientes contaminados pelo Sars-Cov-2 em estado crítico. No total, mais de 16 mil estão hospitalizados.

Desde o início da pandemia, o país registrou 122.462 óbitos por Covid-19. Nas últimas 24 horas, 169 pessoas morreram por complicações relacionadas à doença.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo