Mundo

Exército russo retoma ‘ofensiva’ na cidade ucraniana de Mariupol

O ministro russo da Defesa, Igor Konashenkov, afirmou que as operações ofensivas foram retomadas às 18H00 de Moscou (12H00 de Brasília)

Foto: Sergei SUPINSKY/AFP
Apoie Siga-nos no

O exército da Rússia retomou a ‘ofensiva’ contra duas cidades cercadas do sudeste da Ucrânia, incluindo o porto estratégico de Mariupol, informou o ministro russo da Defesa, Igor Konashenkov.

“Devido à falta de vontade do lado ucraniano de influenciar os nacionalistas ou prolongar o cessar-fogo, as operações ofensivas foram retomadas às 18H00 de Moscou” (12H00 de Brasília), afirmou o ministro em uma mensagem de vídeo.

Na manhã de sábado, a Rússia anunciou um cessar-fogo e afirmou que abriu corredores humanitários para a saída de civis da cidade portuária estratégica de Mariupol e da vizinha Volnovakha.

Konashenkov disse que “nenhum civil” conseguiu sair das cidades pelos corredores humanitários.

“Os habitantes destas cidades são mantidos por grupos nacionalistas como escudos humanos”, acrescentou Konashenkov.

O ministro russo disse que “batalhões nacionalistas” usaram o cessar-fogo para “reagrupar e reforçar suas posições”.

Autoridades em Mariupol, cidade cercada por forças russas, anunciaram neste sábado que adiaram a retirada de civis e acusaram as tropas de Moscou de violar o cessar-fogo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo