CartaExpressa
EUA voltam a se manifestar contra cessar-fogo na Faixa de Gaza
‘Isso é guerra. É combate. É sangrento. E será uma bagunça’, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby
A Casa Branca reforçou nesta terça-feira 24 ser contrária a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, neste momento. O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas está no 18º dia, com mais de 5.000 mortos entre os palestinos.
“Um cessar-fogo neste momento só beneficiaria o Hamas”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
Desde que militantes do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro, os Estados Unidos têm apoiado o governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu.
Os norte-americanos vetaram a proposta de resolução brasileira que defendia uma “pausa humanitária” no conflito. Nesta terça, os Estados Unidos reforçaram seu endosso a um “direito de autodefesa” de Israel.
“Isso é guerra. É combate. É sangrento. Será uma bagunça, e civis inocentes serão feridos daqui para frente. Eu gostaria de poder dizer algo diferente”, acrescentou o porta-voz, sobre o que chamou de “natureza do conflito”.
Kirby ainda mencionou que os Estados Unidos estudam uma evacuação em massa de americanos que estão na região.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Israel x Palestina: Como evangélicos no Brasil tentam influenciar a política externa
Por Vinicius do Valle
‘Em que mundo você vive?’, diz ministro de Israel ao secretário-geral da ONU
Por André Lucena
Após vetar proposta brasileira, EUA apresentam nova minuta sobre Israel e Hamas na ONU
Por CartaCapital


