Em 2019, o povo foi às ruas e a América Latina esteve em combustão

O crescimento de lideranças à direita esteve presente, bem como a reação de grupos populares contra políticas neoliberais

Performance do "Um estuprador no seu caminho", marcha feminista que surgiu no Chile (Foto: CLAUDIO REYES / AFP)

Apoie Siga-nos no

Bolívia, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia e Uruguai. Em vários pontos da América Latina, o povo foi às ruas por mudanças. O crescimento de lideranças à direita esteve presente, bem como a reação de grupos populares contra as políticas neoliberais que tentam se impôr no continente. O Brasil ficou de fora.

Bolívia

Transição? Añez, autoproclamada presidente, refugia-se nos braços dos militares. A polícia recebeu carta branca para conter os protestos. (Foto: AIZAR RALDES / AFP)

Estava tudo tranquilo na Bolívia. Parecia. Quando chegou o momento da eleição presidencial, os bolivianos passaram a questionar a legitimidade de Evo Morales (que presidia o país desde 2006) de disputar o quarto mandato consecutivo. Às vésperas da eleição, surge um concorrente com chances de derrotá-lo: o pastor Chi Hyung Chung. A eleição ocorre e a oposição passa a questionar fraude no processo. Evo acusa a oposição de uma tentativa de golpe. Os votos são recontados e Evo vence a eleição. A Organização dos Estados Americanos (OEA) decide, no entanto, realizar uma auditoria dos resultados e defende que houve fraude no processo. O presidente anuncia a convocação de novas eleições. Antes que isso ocorra, no entanto, ele e seu vice renunciam. Assume a senadora Jeanine Añez.

O povo vai às ruas e as forças policiais sob o comando de Añez deixam mortos e feridos. Evo foge para o México e, posteriormente, se refugia na Argentina.

Argentina

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernandez, discursa ao lado de sua vice-presidente eleita Cristina Kirchner na sede do partido em Buenos Aires em 27 de outubro de 2019. (Foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP)

Na Argentina, os ventos sopraram para a esquerda. Maurício Macri, que governou o país entre 2015 e 2019, perdeu a reeleição para a chapa encabeçada por Alberto Fernández, que foi chefe de gabinete durante a Presidência de Christina Kirchner, sua vice.


O novo presidente, que tomou posse no início de dezembro, foi eleito com uma agenda popular.

Chile

Manifestação em Valparaíso, no Chile, em 27 de outubro de 2019. (Foto: Raul Goycoolea/AFP)

Em outubro, se iniciaram levantes contra o presidente chileno, Sebastian Piñera. Inicialmente, os protestos se iniciaram contra o aumento do preço do bilhete do metrô de Santiago, mas logo, se radicalizaram com incêndios em vários pontos da cidade, saques e destruição de bancos. O presidente declarou estado de emergência e as manifestações ganham um caráter social. Piñera anunciou um pacote de medidas sociais que pudessem solucionar os problemas de ordem econômica do país, mas os protestos continuam e em consequência, a violência policial. A ONU passou a intervir no país, investigando as violações e promovendo missões de paz.

Venezuela

O clima continuou acirrado na Venezuela. Sob a liderança de Nicolás Maduro, houve protestos durante todo o ano a favor e contra o presidente. Algumas lideranças passaram a reconhecer Juan Guaidó como o presidente autoproclamado do país após as notícias de que Maduro teria fraudado as eleições venezuelanas para se manter no poder. No entanto, Maduro se manteve firme e a aposta da oposição em Guaidó não vingou. Durante o ano, em meio a crise política, o país sofreu escassez de alimentos e medicamentos e a Cruz Vermelha interviu para a distribuição desses itens.

Equador

Milhares saem às ruas do Equador em protesto contra medidas econômicas adotadas pelo governo como parte de acordo com o FMI (Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP)

No Equador, a população foi às ruas após uma alta de 123% no preço dos combustíveis. Em outubro, manifestantes invadiram as ruas para protestar contra a decisão do presidente de orientação socialista, Lenín Moreno. O levante foi coordenado por movimentos indígenas, que representam 1/4 da população equatoriana. Pressionado, Moreno voltou atrás e a crise no país foi minimizada.

Colômbia

Na Colômbia, manifestantes vão à rua contra o governo de Iván Duque (Foto: Luis Robayo/AFP)

A Colômbia não ficou de fora dos protestos. No país, o povo foi às ruas em reivindicação ao projeto de Ivan Duque, presidente colombiano de orientação à direita. Entre suas pautas, estavam o combate a projetos de reforma dos direitos trabalhistas e da Previdência. Os movimentos foram convocados por grupos sindicais, a Igreja Católica, parlamentares da oposição e grupos indígenas. Alguns deles protestavam também em defesa dos acordos de paz assinado com a guerrilha colombiana e contra os assassinatos na zonas rurais. Até o início de dezembro, foram realizadas três grandes greves nacionais.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.