Mundo

Buttigieg lidera primárias democratas de Iowa, em contagem parcial

Resultados parciais indicam Bernie Sanders em segundo lugar e o favorito, Joe Biden, em quarto

Pete Buttigieg aparece na frente em primárias democratas no estado de Iowa. Foto: Joseph Prezioso/AFP
Apoie Siga-nos no

Pete Buttigieg surpreendeu ao assumir a liderança na votação nominal pela indicação do candidato democrata à Casa Branca em Iowa, segundo resultados parciais do Partido Democrata, que situam Bernie Sanders em segundo lugar e o favorito, Joe Biden, em quarto.

O partido informou que com 62% dos distritos das assembleias cidadãs registrados, Buttigieg, de 38 anos, ex-prefeito de South Bend, Indiana, liderava com 26,9%, seguido dos progressistas Sanders (senador por Vermont), com 25,1%, e Elizabeth Warren (senadora por Massachusetts), com 18,3%.

Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama, tinha 15,6%, um pouco à frente do senador Amy Klobuchar, centrista como ele, com 12,6%.

Assim como outros candidatos, Buttigieg já voltou suas atenções para New Hampshire, onde vai ocorrer a próxima votação, em 11 de fevereiro.

Discursando para uma multidão de apoiadores na cidade de Laconia, Buttigieg celebrou os resultados “surpreendentes” para um gay, millennial e ex-prefeito de uma cidade pequena que só passou a ser conhecido no país há um ano.

“Não importa o que vai acontecer depois, isto é inegável, este fato representa uma vitória surpreendente para esta campanha, esta candidatura e esta visão de que todos vocês foram parte disso”, declarou.

Estes resultados foram divulgados cerca de 21 horas depois de os eleitores de Iowa se reunirem em ‘caucuses’ que dão início à corrida para decidir quem vai enfrentar o presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro, uma votação que foi afetada pelo que o partido chamou de registros de “inconsistências”, devido a um “erro de codificação”.

No excêntrico ‘caucus’ de Iowa, os eleitores se comprometem com o candidato de sua escolha, mas se este não conseguir alcançar o patamar de viabilidade de 15%, seus apoiadores podem realinhar sua escolha para um aspirante mais viável.

Neste realinhamento, Buttigieg pareceu ser particularmente bem sucedido, atraindo o apoio de muitos eleitores que optaram por ele depois que seu candidato favorito fracassou em alcançar o percentual de viabilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo