Mundo

Trump tem 54% das intenções de voto nas primárias Republicanas, aponta pesquisa do NYT

A pesquisa também aponta que os problemas legais do ex-presidente não são vistos com preocupação por grande parcela do eleitorado

Foto: Giorgio Vieira/AFP
Apoie Siga-nos no

Donald Trump lidera a corrida pela indicação do Partido Republicano para a disputa pela presidência em 2024 com 54% das intenções de votos, de acordo com a pesquisa promovida pelo jornal The New York Times. O ex-presidente dos Estados Unidos está 37 pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o governador da Flórida Ron DeSantis.

Trump tem ampla vantagem em quase todas as regiões do país e nas alas ideológicas do partido conservador. Ele desponta na liderança entre homens e mulheres, eleitores mais jovens e nas faixas mais velhas. A pesquisa também aponta que os problemas legais do ex-presidente não são vistos com preocupação por grande parcela do eleitorado.

O cenário para DeSantis é preocupante. O governador da Flórida aposta em argumentos como o de ser “mais elegível” na disputa contra os Democratas e de que possui mais governabilidade. No entanto, a campanha parece inefetiva – mesmo os eleitores mais alinhados aos valores de DeSantis, como o de lutar contra a ideologia trompista “woke”, agora preferem votar no ex-presidente.

O governador da Flórida amarga nos cenários “principais” do eleitorado Republicano: ele tem seu pior desempenho na intenção de voto com eleitores de ao menos 65 anos, somando 9%, e alcança apenas 13% daqueles que não possuem diploma universitário. Entre os Republicanos que se consideram “muito conservadores”, Trump desponta como favorito com 65% das intenções de voto.

A pesquisa ainda avalia um cenário fictício em que a disputa pela vaga na eleição pelos Republicanos ocorre somente entre Trump e De Santis. Neste caso, o governador da Flórida perde por 62% a 31%.

A sondagem de apoio ocorre menos de seis meses antes da primeira disputa das primárias de 2024 e antes dos debates.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo