Mundo

As intenções de voto em Massa e Milei, segundo nova pesquisa Atlas

O segundo turno da eleição na Argentina está previsto para o dia 19 de novembro

Javier Milei e Sergio Massa, candidatos à Presidência da Argentina. Fotos: Juan Mabromata e Luis Robayo/AFP
Apoie Siga-nos no

Um levantamento publicado pelo Instituto AtlasIntel nesta sexta-feira 3 mostra que o “ultralibertário” Javier Milei lidera a disputa pela presidência da Argentina no segundo turno. Segundo a pesquisa, Milei tem 48,5% das intenções de votos contra 44,7% de Sergio Massa, atual ministro da Economia.

O percentual de indecisos é de 2,5%. Brancos e nulos são pouco menos de 4,5%. O segundo turno da eleição argentina está previsto para o dia 19 de novembro.

Um ponto chama a atenção no levantamento. Tanto Milei quanto Massa têm o mesmo índice de aprovação (41%) e desaprovação (52%) dos eleitores.

Ocorre que, ainda assim, o ultralibertário é apontado pela maioria dos argentinos como alguém capaz de resolver problemas latentes como a inflação e a criminalidade, além de melhorar áreas como saúde e educação.

O peronista Sergio Massa só desbanca Milei quando os temas são a defesa das instituições democráticas e dos direitos humanos.

O Atlas Intel, instituto que identificou a vantagem de Massa no primeiro turno das eleições argentinas, realizou o levantamento por recrutamento digital e ouviu 3.218 argentinos entre quarta-feira 1° e esta sexta-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo