Justiça
Yanomamis: Apib aciona o MPF contra Bolsonaro e aliados por genocídio
‘Torna-se substancial a responsabilização daqueles que prevaricaram ao não adotar as medidas necessárias’, sustenta a associação
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil protocolou uma representação criminal no Ministério Público Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por omissão no caso de crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A ação também pede a responsabilização de integrantes do governo anterior, como o ex-presidente da Funai Marcelo Augusto Xavier da Silva, a ex-ministra dos Direitos Humanos Damares Alves e o ex-secretário de Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena Robson Santos da Silva, um coronel da reserva.
“A desassistência à saúde, a fragilização de marcos legais de proteção aos territórios e a total conivência da Funai com o garimpo ilegal dentro do território indígena Yanomami foram o fio condutor da política indigenista durante o período de 2019 a 2022”, destaca a Apib na peça.
“Por esse motivo, torna-se substancial a responsabilização daqueles que prevaricaram ao não adotar as medidas necessárias para proteger os indígenas Yanomami.”
A associação pede a instauração de inquérito para apuração das devidas omissões e responsabilização dos representados pelos crimes de genocídio e improbidade administrativa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Abandono dos yanomamis era uma política do governo Bolsonaro, diz ministra da Saúde
Por CartaCapital
MPF diz alertar há 5 meses sobre falta de ações do governo para proteger os yanomamis
Por CartaCapital
Militares teriam sido corrompidos por garimpeiros em terra yanomami, aponta jornal
Por Getulio Xavier
Ainda deputado, Bolsonaro apresentou projeto contra demarcação de terra Yanomami
Por André Lucena



