Justiça

STF valida lei da Bahia contra fake news sobre pandemias

O julgamento ocorreu no plenário virtual e foi encerrado nesta terça-feira 30

STF valida lei da Bahia contra fake news sobre pandemias
STF valida lei da Bahia contra fake news sobre pandemias
Foto: Antonio Augusto/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal decidiu validar uma lei da Bahia que prevê multa de até 20 mil reais a quem divulgar informações falsas sobre epidemias, endemias ou pandemias. O julgamento ocorreu no plenário virtual e foi encerrado nesta terça-feira 30.

O caso chegou ao Supremo por uma solicitação apresentada pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para anular a lei sob o argumento de que o texto violaria a Constituição por invadir uma competência da União e desrespeitaria a “liberdade de imprensa, de pensamento, manifestação e expressão”.

Relator do caso, o ministro Kassio Nunes Marques votou para derrubar a lei, sancionada em 2020 pelo então governador Rui Costa (PT).

Em seu voto, Kassio afirmou que, sob o pretexto de assegurar os direitos fundamentais à vida e à saúde pública, o estado extrapolou seus limites constitucionais e impôs “sanções às delegatárias dos serviços de telecomunicações e radiodifusão, interferindo na relação contratual estabelecida entre a União e as concessionárias”.

O relator foi seguido no voto por André Mendonça e Dias Toffoli. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes abriu divergência e foi seguido pelos demais colegas, formando maioria para validar a norma.

Para Moraes, as regras previstas na lei estadual “se amoldam legitimamente à matriz constitucional de competências”. Segundo o ministro, a Constituição Federal determina os entes federativos a “cuidar da saúde”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo