Justiça
STF reconduz Kassio para mais 2 anos como titular do TSE
O ministro será o presidente da Corte eleitoral durante o pleito de 2026


O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira 21, reconduzir o ministro Kassio Nunes Marques para mais um mandato de dois anos como titular do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro biênio do magistrado termina em 25 de maio.
Atual vice-presidente do TSE, Kassio assumirá a presidência no fim de agosto de 2026, como sucessor da ministra Cármen Lúcia — ele estará à frente da Corte, portanto, durante as eleições gerais do ano que vem.
Compõem o TSE sete ministros titulares: três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois representantes da classe dos juristas — têm de ser advogados com notável saber jurídico e idoneidade.
Cada ministro é eleito para um biênio e pode ser reconduzido pelo mesmo período. A exceção é para os integrantes do STJ, que permanecem na Corte eleitoral por apenas dois anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF mantém regra que impede registro de candidato que não presta conta
Por Agência Brasil
Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA
Por Agência Brasil
Ex-chefe da Aeronáutica que apontou participação de Bolsonaro em trama golpista presta depoimento ao STF
Por CartaCapital