Justiça

STF julgará suspensão do inquérito sobre fake news em 10 de junho

Data foi definida pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli

STF julgará suspensão do inquérito sobre fake news em 10 de junho
STF julgará suspensão do inquérito sobre fake news em 10 de junho
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para 10 de junho o julgamento que decidirá se o inquérito sobre fake news será suspenso.

O inquérito investiga a disseminação de notícias falsas e ameaças contra autoridades, tendo como alvos os próprios magistrados da Corte. O STF julgará uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade em 2019. No entanto, a legenda já pediu, na semana passada, que a ação não seja mais analisada.

Outro pedido de suspensão é de autoria do procurador-geral da República, Augusto Aras. Aras pediu suspensão após a Polícia Federal deflagrar uma operação que mira um suposto esquema criminoso que divulga fake news.

O procurador alega que foi surpreendido com as ações realizadas, “sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal”.

O PGR reivindica a “necessidade de se conferir segurança jurídica” ao inquérito, com a preservação de prerrogativas institucionais do Ministério Público, de garantias fundamentais, “evitando-se diligências desnecessárias que possam eventualmente trazer constrangimentos desproporcionais”.

Entre os investigados, estão os deputados federais Bia Kicis, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Filipe Barros, Cabo Junior do Amaral e Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Empresários também estão na lista, como o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo