Justiça
STF determina e passaporte de Allan dos Santos é cancelado pelo Itamaraty
Considerado foragido pela Justiça brasileira, o blogueiro bolsonarista vive atualmente nos EUA
O Supremo Tribunal Federal determinou o cancelamento do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos que, atualmente, mora nos EUA.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou o recebimento do ofício em um comunicado. “O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, disse a pasta.
Sem o documento, o blogueiro terá dificuldades de deixar o território norte-americano e dar entrada em processos burocráticos no País. Em caso de flagrante, pode inclusive ser deportado para o Brasil.
Allan dos Santos é investigado em dois inquéritos conduzidos pelo STF, um apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte; e também o que identificou a atuação de uma milícia digital.
O blogueiro, aliado da família Bolsonaro, é considerado foragido pela Justiça brasileira depois de o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinar a sua prisão preventiva em outubro do ano passado. O pedido teria partido da própria Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR impede que PF acesse dados da CPI da Covid em investigação contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Ministro do TCU tenta explicar áudio vazado e diz repudiar manifestações golpistas
Por CartaCapital
Senador vai ao STF contra ministro do TCU por ‘apoio a golpistas’
Por CartaCapital
STF suspende julgamento de prisão especial a quem tem curso superior
Por CartaCapital


