CartaExpressa
STF decide não compartilhar imagens com acusados de agredir Moraes em Roma
Defesa dos acusados queria acessar as imagens com a intenção de produzir uma perícia privada no material
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira 22 por não compartilhar as imagens que retratam suposta agressão ao ministro Alexandre de Moraes, em um aeroporto de Roma, com a defesa dos empresários acusados de hostilizarem o magistrado.
O plenário seguiu a decisão do relator do caso, o ministro Dias Toffoli, que colocou à disposição a íntegra da gravação, mas negou a extração da filmagem das câmeras de segurança do aeroporto.
Toffoli foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin.
André Mendonça e Kássio Nunes Marques chegaram a divergir parcialmente do relator e propuseram manter os vídeos sob sigilo, mas permitir que a PGR tivesse acesso integral à mídia. Antes do fim da votação, porém, ambos mudaram de posição e passaram a acompanhar o relatório de Toffoli. Moraes se declarou impedido.
A defesa dos acusados queria acessar as imagens com a intenção de produzir uma perícia privada no material, compartilhado pela polícia italiana.
Segundo a Polícia Federal brasileira, a análise das imagens corroboram com a versão apresentada pelo ministro.
As autoridades policiais concluíram que o empresário Roberto Mantovani “aparentemente” bateu com hostilidade no rosto do ministro, assim como aponta que a confusão teria sido iniciada pela mulher do empresário.
As imagens vão de encontro a versão apresentada pela família que hostilizou Moraes.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Primeiras imagens do aeroporto durante ataque a Moraes na Itália já estão em posse da PF
Por CartaCapital
A explicação da PF sobre não indiciar suspeitos de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma
Por CartaCapital
Moraes se declara impedido em julgamento de recurso sobre agressão em aeroporto
Por CartaCapital


