Justiça

Rachadinhas: Parentes da ex-mulher de Bolsonaro integram “organização criminosa”, diz MP

Documentos mostram que oito pessoas retiraram 2,1 milhões de reais em mais de 4 mil saques

Rachadinhas: Parentes da ex-mulher de Bolsonaro integram “organização criminosa”, diz MP
Rachadinhas: Parentes da ex-mulher de Bolsonaro integram “organização criminosa”, diz MP
Rachadinhas: Parentes da ex-mulher de Bolsonaro integram "organização criminosa", diz MP.
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acusa oito familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro, de formarem uma “organização criminosa”.

Documentos da quebra de sigilo bancário dos parentes, divulgados pelo jornal O Globo, mostram que esse núcleo da investigação da “rachadinha” no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro  tinha o hábito de sacar várias vezes  500 reais de suas respectivas contas, sempre próximo às datas de pagamento.

Dos 9.859 saques entre 2007 e 2018, 4.294 foram nesse mesmo valor — o equivalente  a 44% de todas as operações feitas. Os valores somaram um total de R$ 2,1 milhões.

Segundo o MP, os familiares da ex-madrasta de Flávio “sacavam quase a integralidade dos salários recebidos na Alerj para repassar os valores em espécie a outros integrantes da organização criminosa”.

Juntos no banco 

Em 354 oportunidades, ao menos dois parentes de Ana Cristina foram ao banco no mesmo dia e realizaram a mesma quantidade de saques, no mesmo valor.

Há ocasiões em que mais da metade do núcleo investigado esteve no banco para realizar saques, no mesmo dia e com a mesma frequência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo