Justiça

PGR denuncia por calúnia e injúria trio que hostilizou Moraes no aeroporto de Roma

Na avaliação de Paulo Gonet, ficou claro que o objetivo era ‘constranger e de provocar reação dramática’

PGR denuncia por calúnia e injúria trio que hostilizou Moraes no aeroporto de Roma
PGR denuncia por calúnia e injúria trio que hostilizou Moraes no aeroporto de Roma
Créditos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República denunciou por calúnia e injúria três passageiros que hostilizaram o ministro Alexandre de Moraes e a família dele no aeroporto de Roma, na Itália. O documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, foi enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira 16.

Os alvos são o empresário Roberto Mantovani Filho; a esposa dele, Andréia Munarão; e o genro do casal, Alex Zanatta. Se a 2ª Turma da Corte aceitar a denúncia, os três virarão réus e passarão a responder formalmente pelos supostos crimes.

Na avaliação de Gonet, ficou claro que as ofensas dirigidas a Moraes por sua atuação no Judiciário tiveram o “objetivo de constranger e de provocar reação dramática”.

“O registro em vídeo das passagens vexatórias, posteriormente compartilhado em redes sociais, atendia ao propósito de potencializar reações violentas de outros populares contra o ministro, agredido pelo desempenho das suas atribuições de magistrado, pondo em risco, igualmente, a sua família, captada nas imagens”, escreveu o PGR.

Os três foram indiciados pela Polícia Federal em junho. O episódio de hostilidade, ocorrido em junho de 2023, teria sido iniciado por Mantovani.

A reportagem tenta contato com o advogado Ralph Tórtima Filho, que representa os denunciados, para comentar a denúncia. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo