Justiça

PF deflagra nova fase de operação para combater troca de etiquetas de bagagens em aeroportos

Em março, duas brasileiras foram vítimas da ação criminosa do tráfico internacional e acabaram presas injustamente na Alemanha, por mais de um mês

Créditos: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira 17, a 2ª fase da operação Iraúna que visa combater grupos que atuam no tráfico internacional e encaminham drogas ao exterior usando trocas de etiquetas de bagagem.

A investigação começou depois que duas mulheres goianas, Jeanne Paolline e Kátyna Baía, foram vítimas da ação criminosa, em março deste ano, e acabaram presas na Alemanha por mais de um mês. Em Frankfurt, a polícia apreendeu no bagageiro do avião duas malas com 20kg de cocaína cada. As bagagens estavam etiquetadas com os nomes das passageiras.

A dupla embarcou no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e fez o despacho das bagagens. As etiquetas das malas das passageiras foram trocadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por funcionários terceirizados que cuidavam do manuseio. A troca foi comprovada por câmeras de segurança.

A Polícia Federal informou que serão cumpridos oito mandados judiciais na nova fase da operação: seis de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Os mandados envolvem quatro funcionários terceirizados do aeroporto de Guarulhos, alvos da investigação pelo possível envolvimento no tráfico internacional de drogas. A PF não informou o nome dos alvos dos mandados.

Na primeira fase da operação, deflagrada no dia 4 de abril, os agentes cumpriram seis mandados de prisão de funcionários terceirizados do aeroporto internacional de Guarulhos, envolvidos na troca das etiquetas das bagagens das brasileiras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo