Justiça
MP pede ao TCU investigação sobre licitação de agências junto à Secom
Pedido se baseia em publicação do site ‘O Antagonista’; subprocurador-geral defende que a secretaria se abstenha de formalizar o contrato


O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu à Corte que investigue possíveis irregularidades no processo de contratação de empresas de comunicação pelo governo federal.
A solicitação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, se baseia em informações divulgadas pelo site de oposição O Antagonista, que afirma ter sabido com antecedência dos resultados da licitação antes da divulgação oficial e acusa as empresas de proximidade com aliados do governo, sem maiores evidências.
Furtado solicitou ainda uma medida cautelar ao TCU, pedindo que a Secom se abstenha de formalizar o contrato relacionado ao edital até que o tribunal analise todos os atos processuais envolvidos.
Quatro agências venceram o certame: Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital. Uma das premissas era que as agências elaborassem cases para combater desinformação e fake news.
Dois dias após o anúncio das empresas vencedoras, a Secom desclassificou duas delas – Moringa L2W3 e Área Comunicação – por não cumprirem requisitos obrigatórios de documentação, sendo substituídas por IComunicação Integrada e Clara Serviços.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fux pede vista e interrompe julgamento sobre a suspensão da desoneração da folha
Por CartaCapital
Governo oficializa substituto de primo de Lira no Incra em Alagoas; conheça o nomeado
Por CartaCapital
Governo cria força-tarefa para destravar demarcações de terras
Por Agência Brasil