Justiça

MP do Rio investiga operação que deixou 10 mortos na Penha

A apuração tramita sob sigilo

Foto: Reprodução/PRF
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu uma investigação, na quinta- feira 3, para apurar as dez mortes ocorridas durante a operação policial no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro.

A apuração do MP tramita sob sigilo. Sob a responsabilidade da promotoria, será realizado o controle externo da atividade policial e, ao fim das investigações, deve ser publicado um parecer independente sobre o caso.

A operação conjunta das polícias Militar e Civil deflagrada na última quarta-feira 2, tinha como objetivo prender chefes do Comando Vermelho, maior facção criminosa do estado.

Entre os mortos, dois suspeitos foram identificados como líderes das comunidades do Juramento, Fiel e da Chatuba, Du Leme. Dos 10 mortos, três não tinham nenhuma anotação criminal que os ligassem a organização criminosa.

Outras cinco pessoas foram baleadas, segundo Secretaria Estadual de Saúde, e estão internadas em estado estável. Entre elas, dois policiais militares.

Uma das suspeitas é de que os agentes policiais não usaram as câmeras corporais durante a ação, contrariando ordem do Estado. Para apurar o caso, o governador Claudio Castro determinou a abertura de uma sindicância.

A região, Vila Cruzeiro, já foi alvo de uma das operações mais letais da história do estado, com 25 mortos em maio de 2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo