Justiça

MP arquiva denúncia feita contra colunista de ‘CartaCapital’

Denúncia sigilosa questionava as atividades do professor Fernando Cassio em veículos de comunicação

MP arquiva denúncia feita contra colunista de ‘CartaCapital’
MP arquiva denúncia feita contra colunista de ‘CartaCapital’
Crédito: Universidade Federal do ABC
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal de São Bernardo do Campos arquivou denúncia feita contra Fernando Cassio, colunista de CartaCapital, e o também professor Marco Antônio Bueno Filho por supostas irregularidades atreladas a um texto crítico ao governo Bolsonaro, publicado no portal UOL.

A denúncia, feita de forma sigilosa, apontava supostas irregularidades praticadas por ambos  enquanto professores da Universidade Federal do ABC, no âmbito do Estatuto do Servidor Público

Segundo o denunciante, os servidores públicos foram contratados sob o regime de dedicação exclusiva e, portanto, não poderiam publicar em um blog. 

A denúncia pedia aind  que o órgão investigasse infração ao Estatuto dos Servidores Públicos Federais da União, que proíbe aos funcionários públicos de fazer manifestações políticas. 

O procurador da República Steven Shuniti Zawicker entendeu que a legislação não impede que professores de universidades federais exerçam atividades fora da instituição, e que os docentes seguiram a regulamentação da Universidade. 

“Sendo assim, sem mais delongas, não há qualquer irregularidade ou ilegalidade na atuação dos denunciados a ser investigada por este Parquet em face da manifestação em questão”, anotou.

A decisão deverá ser homologada nos próximos dias e o procedimento arquivado em caráter definitivo. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo