Justiça
Moraes ouvirá a PGE sobre possível propaganda antecipada de Flávio Bolsonaro
A decisão resulta do vídeo em que o presidenciável lê uma carta de Jair Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que a Procuradoria-Geral Eleitoral se manifeste sobre possível propaganda eleitoral antecipada do senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
A decisão, publicada nesta segunda-feira 13, resulta do vídeo nas redes sociais no qual Flávio lê uma carta escrita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em prisão domiciliar após ser condenado por liderar a tentativa de golpe de Estado.
Moraes ressaltou que a conduta do senador serviu como “instrumento de promoção política de sua pré-candidatura” e se utilizou de “expressões com carga semântica equivalente a pedido explícito de voto”, prática proibida pela legislação até 16 de agosto.
Caberá ao procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, responder ao STF.
“É imperdível, um recado muito importante que ele quer dar a toda a nossa nação”, disse Flávio na gravação. No entendimento de Moraes, o vídeo sugere que Jair tinha “plena ciência de que sua carta seria divulgada em redes sociais”, configurando desrespeito às medidas cautelares a que está submetido.
Ao mandar prender Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes o proibiu de se manifestar nas redes sociais, diretamente ou por terceiros.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara destinou R$ 1,3 bilhão em emendas sem revelar quais deputados escolheram os beneficiários
Por Vinícius Nunes
A disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro em segundo turno, segundo a nova pesquisa Nexus/BTG
Por CartaCapital



