Justiça
Moraes determina apreensão imediata de arma de Daniel Silveira
Ex-parlamentar vem desobedecendo medidas impostas pelo ministro do STF, o que justificou sua volta à prisão


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira 28, que a Polícia Federal (PF) apreenda de maneira “imediata” a arma do ex-deputado federal Daniel Silveira.
De acordo com o registro feito ao STF, Silveira possuiu uma Taurus calibre .380, que deverá ser apreendida na casa do ex-parlamentar, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A informação consta no acervo “Cidadão” da Polícia Militar do Rio.
O caso de Daniel Silveira vem passando por reviravoltas nos últimos tempos. No final de dezembro, Moraes determinou a liberdade condicional de Silveira, mas exigiu que ele entregasse a arma que possuía e voltasse para casa no período noturno.
Diante do descumprimento das ordens do magistrado, Silveira voltou a ser preso poucos dias depois. A defesa chegou a contestar a prisão, mas teve o pedido negado.
Mais recentemente, no último dia 15, Moraes decidiu que o ex-deputado tinha 48 horas para entregar a arma, o que não foi feito. Diante da inércia de Silveira, o ministro da Suprema Corte decidiu pela apreensão imediata.
Em 2022, Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação durante o processo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a perdoar Silveira, mas o STF anulou o indulto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Defesa de Daniel Silveira pede esclarecimentos a Moraes para devolver arma
Por Agência Brasil
Moraes mantém a prisão de agente da PF investigado por plano para matar Lula e Alckmin
Por Wendal Carmo