Justiça
Minuta golpista: Rosa Weber manda PGR se manifestar sobre declaração de Valdemar
Caso chegou ao STF por um pedido de Fabiano Contarato, líder do PT no Senado


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou o pedido de investigação contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para a avaliação da Procuradoria-Geral da República. O despacho foi publicado nesta segunda-feira 30.
O cacique do Centrão está na mira do tribunal após afirmar que todo o entorno de Jair Bolsonaro tinha minutas de golpe em casa. O caso chegou no STF por um pedido elaborado por Fabiano Contarato, líder do PT no Senado.
Weber assinou o pedido para que a PGR avalie a situação de Valdemar. Na mesma entrevista, o político disse ainda que Bolsonaro só não teria dado um golpe de estado por não ter visto ‘maneira de fazer’. Após a repercussão negativa, ele alegou ter usado uma metáfora. Cabe agora à procuradoria formar um entendimento sobre a questão de Valdemar.
Leia a íntegra do despacho de Weber:
weber-pgrTambém nesta segunda-feira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, sinalizou que o presidente do PL pode ser chamado para depor sobre a minuta golpista encontrada na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro que está preso por suspeita de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.
“Provavelmente, eu não posso aqui cravar que isso acontecerá, provavelmente ele e qualquer outra pessoa que tiver informação ou relação com os episódios investigados pode ser chamado a ser ouvido na condição de testemunha, para poder ajudar a esclarecer os fatos”, afirmou Rodrigues em entrevista à GloboNews.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Valdemar pode ser chamado para depor sobre minuta golpista, indica diretor da PF
Por CartaCapital
Líder do PT no Senado pede ao STF que investigue declaração de Valdemar sobre minuta golpista
Por Agência O Globo
Advogado cobra investigação de Valdemar após declarações sobre minutas golpistas
Por Leonardo Miazzo
Valdemar alega ter usado ‘metáfora’ ao dizer que havia decreto golpista ‘na casa de todo mundo’
Por Wendal Carmo