CartaExpressa

Todo entorno de Bolsonaro tinha minutas de golpe em casa, admite Valdemar Costa Neto

Presidente do PL diz que textos chegavam por carta ou eram entregues por apoiadores do ex-capitão em eventos; segundo defende, Bolsonaro ‘não viu maneira’ de dar golpe

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, à frente de um banner com Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PL, admitiu nesta sexta-feira 27 que todo o entorno do presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu propostas de decretos para dar um golpe no Brasil. A afirmação foi feita em entrevista ao jornal O Globo ao defender Anderson Torres, ex-ministro da Justiça flagrado arquivando uma minuta de intervenção no TSE em sua residência. O texto visava impedir a posse de Lula. Segundo o bolsonarista, a minuta é de autoria de um apoiador do ex-capitão e seria triturado.

“Nunca comentei, mas recebi várias propostas, que vinham pelos Correios, que recebi em evento político. Tinha gente que colocava [o papel] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar”, conta o ex-deputado.

Aquela proposta que tinha na casa do ministro da Justiça, isso tinha na casa de todo mundo. Muita gente chegou para mim agora e falou: ‘Pô, você sabe que eu tinha um papel parecido com aquele lá em casa. Imagina se pegam’”, completa.

Na mesma declaração, o político diz ainda que Bolsonaro foi pressionado para dar o golpe e só não teria feito por ‘não ver maneira’ de fazer ”dentro da lei’.

“Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei. A pressão em cima dele foi uma barbaridade. Como o pessoal acha que ele é muito valente, meio alterado, meio louco, achava que ele podia dar o golpe. Ele não fez isso porque não viu maneira de fazer. Agora, vão prendê-lo por causa disso?”, questiona então Valdemar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar