CartaExpressa
Mendonça rejeita ação do PT e do PSOL contra a privatização da Sabesp
Ministro do STF afirmou que não há requisitos para a concessão da medida cautelar


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o pedido de uma ação do PT e do PSOL e negou a concessão de uma medida cautelar para suspensão da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp. A decisão foi assinada na sexta-feira 22.
Os partidos argumentavam que o decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para regionalizar os serviços estaduais de água e esgoto feria a Constituição Federal.
Segundo as legendas, o decreto usurpa a competência de prefeituras municipais atendidas pela Sabesp de decidir sobre interesses locais e viola princípios de autonomia dos municípios.
Mendonça considerou “não estarem presentes os “requisitos justificadores do deferimento da medida cautelar pleiteada”. Além disso, concluiu que os argumentos da ação se concentram na ideia de violação à autonomia municipal, mas “a referida autonomia continua integralmente assegurada às autoridades locais competentes”.
“Tal autonomia resta garantida por disposição expressa prevista no novo marco legal do saneamento básico”, reforçou o ministro.
A privatização da Sabesp foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo em 6 de dezembro, sob protestos de movimentos sociais. Conforme levantamento, o governador deu cinco vezes mais emendas parlamentares aos deputados estaduais que votaram a favor da operação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mendonça é sorteado para relatar ação de PT e PSOL contra a privatização da Sabesp
Por CartaCapital
TCU entra com recurso para suspender pagamento extra a juízes; Barroso adia análise
Por Gabriel Andrade