Justiça

Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: ‘Um amigo e também um grande advogado’

Após deixar o STF, o ex-ministro foi advogado do presidente no início do lawfare da Lava Jato

Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: ‘Um amigo e também um grande advogado’
Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: ‘Um amigo e também um grande advogado’
Ministro Sepúlveda Pertence presente na sessão de despedida do ministro Luiz Fux da presidência do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT), que está na Bahia para celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, lamentou a morte do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, José Sepúlveda Pertence, ocorrida na madrugada deste domingo 2. O jurista foi também advogado de Lula no início do lawfare da Lava Jato.

“José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos”, diz um trecho da nota publicada pelo petista.

O texto também lembra sua atuação como advogado: “Tive o privilégio de ter em Sepúlveda um amigo e também um grande advogado”, escreve o presidente antes de lamentar o falecimento.

José Sepúlveda Pertence morreu na madrugada deste domingo 2, aos 85 anos, em Brasília. Nos últimos dias, ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. A informação inicial é de que ele sofreu falência múltipla dos órgãos.

Nascido em Minas Gerais, Sepúlveda foi nomeado ao Supremo em 1989, por José Sarney, e permanecendo como membro da Corte até 2007. Ele também já foi procurador-geral da República e presidente do Conselho de Ética da Presidência da República, na gestão Dilma Rousseff (PT). A ex-presidente também comentou o ocorrido pelas redes sociais:

“É com imenso pesar que recebo a notícia da morte de José Paulo Sepulveda Pertence. O mundo jurídico e político deve muito a este mineiro de Sabará, que se tornou um dos mais importantes juristas do Brasil”, escreveu a atual presidente do Banco dos Brics.

“Humanista e verdadeiro democrata, fez história ao promover no STF a primeira gestão aberta à sociedade, ainda nos anos 90. Pertence foi um radical defensor dos direitos humanos e profundamente comprometido com as lutas sociais”, completou a petista.

A morte de Sepúlveda, que era referência entre juristas, também foi repercutida por amigos e colegas de profissão. Luís Roberto Barroso, que está no comando do STF durante as férias de Rosa Weber, lamentou o ocorrido:

“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF”, anotou. “Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, escreveu Barroso.

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes foram outros dois integrantes da Corte que se pronunciaram sobre a morte do ex-ministro.

O velório será realizado nessa segunda-feira, a partir de 10h, no STF, e o enterro está previsto para as 16h30, na Ala dos Pioneiros do Campo da Esperança, na capital federal. Os dois itens eram desejos de Sepúlveda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo