Lewandowski suspende ordem do governo que proibia exigência de vacinação em universidades

'As instituições de ensino têm autoridade para exercer sua autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação'

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Foto: Nelson Jr./STF

Apoie Siga-nos no

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta sexta-feira 31 o despacho do Ministério da Educação que impedia as universidades e os institutos federais de ensino de exigir comprovante de vacinação para liberar o retorno às atividades presenciais.

 

 

Na quinta-feira 30, o Diário Oficial da União trouxe o despacho do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que determinava a aplicação de protocolos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus e barrava a cobrança de imunização.

Ribeiro argumentou que exigir a vacina seria uma forma indireta de torná-la compulsória, o que, segundo ele, só poderia ser feito por meio de lei.


Lewandowski suspendeu a ordem do MEC no âmbito de uma ação apresentada pelo PSB. “As instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer sua autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação”, diz trecho da decisão.

O magistrado do Supremo também anotou que o ato do MEC contraria “as evidências científicas e análises estratégicas em saúde ao desestimular a vacinação” e que o despacho de Ribeiro fere a Constituição.

“Evidente, pois, que ao subtrair da autonomia gerencial, administrativa e patrimonial das instituições de ensino a atribuição de exigir comprovação de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, o ato impugnado contraria o disposto nos arts. 6º e 205 a 214, bem assim direito à autonomia universitária e os ideais que regem o ensino em nosso País e em outras nações pautadas pelos cânones da democracia”, acrescentou.

Leia a íntegra da decisão:

ADPF-756-.-TPI-12

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.