Justiça
Lewandowski dá 48h para Bolsonaro apresentar plano contra colapso em Manaus
Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo federal envie oxigênio para o Amazonas


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira 15 que o governo de Jair Bolsonaro promova, imediatamente, “todas as ações ao seu alcance” para reverter o colapso na saúde em Manaus, suprindo os hospitais com oxigênio e outros insumos.
Lewandowski deu 48 horas ao governo para apresentar ao STF um plano detalhado com as estratégias que adotou ou pretende desenvolver para o enfrentamento da situação de emergência, discriminando ações, cronogramas, parcerias correspondentes e recursos financeiros. O plano deve ser atualizado a cada dois dias.
Nas palavras do ministro, o governo tem o dever de “debelar a seríssima crise sanitária instalada em Manaus”.
A ordem, em caráter liminar, é uma resposta a uma ação movida por PT e PCdoB no STF, na quinta-feira 14, que pediu “tutela de urgência incidental”. No entanto, o pedido de lockdown no estado do Amazonas pelas siglas não foi acatado por Lewandowski. O magistrado considerou a questão “incabível”, por exigir “análise mais aprofundada dos elementos fáticos e de dados técnicos envolvidos”.
No documento, as legendas afirmaram que a população do Amazonas vivencia “questão absolutamente inconstitucional” e exigiram providências do Palácio do Planalto.
“O Poder Público, sobretudo o governo federal, não cumpre o seu dever de efetivar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos amazonenses e manauaras, falhando na garantia ao direito básico à vida, bem como à saúde e, ao fim, à própria dignidade da pessoa humana”, escreveram os signatários do documento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Saúde diz ter conseguido oxigênio para manter bebês prematuros em Manaus por 48h
Por CartaCapital
Maia quer convocar comissão no Congresso para ‘discutir tragédia em Manaus’
Por CartaCapital