Justiça
Justiça suspende pagamento de R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão
Entre 2017 a 2022, Brazão não tirou férias por estar afastado do cargo diante da suspeita de fraude e corrupção – ainda sim, contudo, recebia regularmente salário e benefícios


A juíza Georgia Vasconcellos, da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio, mandou o Tribunal de Contas do Estado suspender os efeitos da decisão de pagar 581 mil reais em férias acumuladas ao conselheiro Domingos Brazão, preso sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco.
A magistrada atendeu a pedido do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ). O parlamentar apresentou ação popular afirmando que Brazão não poderia receber a quantia de meio milhão, uma vez que estava afastado das atividades pelo STJ, em todos os 400 dias em que teria acumulado as férias.
Entre 2017 a 2022, Domingos Brazão não tirou férias por estar afastado do cargo diante da suspeita de fraude e corrupção – ainda sim, contudo, o conselheiro recebia regularmente salário e benefícios.
Motta também argumentou na ação que a suspensão da conversão das férias em dinheiro era urgente, uma vez que a efetivação do pagamento estaria próxima.
A magistrada deu prazo de 24 horas para o presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, cumprir a decisão judicial, sob pena de responsabilização criminal.
“Defiro o pedido liminar para suspender todos os efeitos da decisão da Presidência do TCE-RJ no Proc. TCE nº 300.184-5/2024 que deferiu o pedido de Domingos Brazão de conversão em pecúnia do período de férias. Prazo para cumprimento: 24 horas, sob pena de responsabilização criminal do servidor responsável pelo cumprimento”, diz trecho da determinação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ação na Justiça pode proibir Domingos Brazão de receber R$ 581 mil por férias durante afastamento do TCE
Por Wendal Carmo
Quem é o substituto de Domingos Brazão no TCE do Rio
Por CartaCapital
Caso Marielle: STJ recebe pedido de impeachment de Domingos Brazão, do TCE
Por CartaCapital
Citado em caso Marielle, Domingos Brazão ganha direito de tirar 360 dias de férias
Por CartaCapital