Justiça

Justiça Federal mantém prisão de suposto espião russo que se passava por brasileiro

O Ministério Público Federal aponta que o homem chegou ao Brasil em 2010 e usa documentos falsos com o nome de Victor Muller Ferreira

Justiça Federal mantém prisão de suposto espião russo que se passava por brasileiro
Justiça Federal mantém prisão de suposto espião russo que se passava por brasileiro
Serguei Vladimirovitch Tcherkasov — Foto: The Guardian / Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal de São Paulo manteve, nesta terça-feira 29, a prisão preventiva de Serguei Vladimirovitch Tcherkasov, apontado pelo governo da Holanda como um espião russo.

A defesa havia pedido que ele aguardasse o julgamento em liberdade ou recebesse prisão domiciliar, a ser cumprida no Consulado da Rússia em São Paulo. 

Segundo o Ministério Público Federal, o russo chegou ao Brasil ainda em 2010 e fingia ser brasileiro. Ele usava documentos falsos com o nome Victor Muller Ferreira.

Em junho, a Holanda impediu Tcherkasov de se infiltrar no Tribunal Penal Internacional em Haia, órgão responsável por julgamentos de crimes de guerra e genocídio. A Rússia é acusada pelo TPI de crimes contra a humanidade durante a guerra na Ucrânia. 

Ainda segundo informações holandesas, o russo trabalharia para o GRU, uma unidade de inteligência militar da Defesa russa, e teria tentado entrar no país europeu se identificando como brasileiro. 

Ele foi deportado ao Brasil e preso pela Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos após a constatação da falsificação dos documentos.  O russo foi condenado em primeira instância pelo uso de documento falso. 

A defesa há havia feito outro pedido de liberdade provisória, negado liminarmente pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O colegiado do órgão voltou a rejeitar o pedido nesta terça.

Em agosto, a Embaixada da Rússia havia pedido ao Supremo Tribunal Federal a extradição do suposto espião. O caso aguarda análise da Corte. 

Caso seja aprovada a extradição pelo STF, a autorização final de liberação ficará a cargo do presidente em exercício. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo