CartaExpressa

Indicados de Lula tomam posse como ministros do STJ

Novos ministros foram indicados pelo presidente Lula (PT) em setembro

Daniela Teixeira, Teodoro Silva e Afrânio Vilela: os três indicados de Lula ao STJ. Fotos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira 22, Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira foram empossados como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura. O trio foi indicado pelo presidente Lula (PT) em setembro.

Santos entra na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi, em janeiro último. Vilela vai ocupar a vaga decorrente do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril.

A vaga que Daniela irá ocupar decorre da aposentadoria do ministro Felix Fischer, que ocorreu em 2022.

Os três novos membros do STJ foram aprovados no Senado no dia 25 de outubro, após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de novembro.

Agora, a casa terá 32 membros, restando ainda uma vaga a ser preenchida.

Quem são os novos ministros

  • Daniela Teixeira

A advogada de 51 anos foi indicada por Lula para ocupar a vaga destinada a membros da OAB. Ela é de Brasília e já compôs a vice-presidência da entidade de classe. A sua formação é focada em direito empresarial. Ela foi o nome mais votado em uma lista de seis membros apresentada pela OAB ao presidente.

  • Teodoro Silva

A indicação de Teodoro Silva, por sua vez, preenche uma das vagas destinadas aos membros dos tribunais de Justiça dos estados. Ele é desembargador no Ceará e já ocupou o cargo de corregedor-geral no estado. Ele também atua como professor universitário. Aos 65 anos, ele irá compor o STJ no lugar de Jorge Mussi, outro ministro que se aposentou nos últimos meses. Silva integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ a Lula.

  • José Afrânio Vilela

Para ocupar a outra vaga dos tribunais estaduais, deixada pela morte de Paulo de Tarso Sanseverino em abril deste ano, Lula optou pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela. Aos 62 anos, ele também integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ a Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo